domingo, 31 de agosto de 2008

LUIZ FERNANDO VERISSIMO LANÇA LIVRO




Luís Fernando Veríssimo lança livro na terça


Publicado em 31.08.2008, às 14h45
Habitualmente pacato, Luis Fernando Verissimo resolveu surpreender seus inúmeros leitores com uma série de novidades. Primeiro, a retomada do hábito de autografar suas obras em livrarias, algo que não fazia há 12 anos - depois de passar por Campinas e Porto Alegre, ele recebe os fãs terça-feira, na Livraria da Vila da Alameda Lorena, onde autografa "O Mundo É Bárbaro" (Objetiva, 160 páginas, R$ 29,90), o 86º título assinado por ele. Na quarta-feira, a maratona continua no Rio e, no dia 10 de setembro, em Curitiba.


Em todas, haverá promoções aos leitores - terça-feira, por exemplo, os dez primeiros que chegarem e comprarem o lançamento ganham um outro livro de Verissimo. Ao mesmo tempo, o escritor aproveita as raras horas vagas para lentamente dar contorno a um inédito romance, o primeiro não feito sob encomenda. Segundo informações já divulgadas por ele, trata-se de uma história que se passa no interior do Rio Grande do Sul e tem o título provisório de "Os Espiões".


Os 69 textos de "O Mundo É Bárbaro", por outro lado, não são inéditos - já foram publicados no Estado e em outros jornais. O que norteou a compilação é um olhar muito explorado por Verissimo, aquele em que revela sua perplexidade diante da realidade. Se o título é irônico e permite mais de uma interpretação (tanto algo selvagem como também sensacional), o conteúdo propõe questões sobre temas fundamentais como a ascensão chinesa e a guerra contra o terror, sempre sob o humor peculiar de Verissimo.


- AGÊNCIA ESTADO- Que tal retomar a experiência de fazer uma turnê literária, autografando em diversas cidades?


- LUÍS FERNANDO VERÍSIMO - Tenho um certo pânico de sessão de autógrafos. Sei que vou esquecer o nome de amigos, não sei variar a dedicatória (fico sempre num abraço) e, ainda por cima, tenho uma assinatura muito comprida. Mas de vez em quando a gente se obriga a colaborar com a editora. E vão ser só quatro cidades.


- AE - Ainda sobre experiências: como vem sendo construído seu novo romance, o primeiro que não é feito sob encomenda? Por que escrever apenas nos fins de semana?


- VERÍSSIMO - Como não é um romance provocado, e sim encomendado por mim mesmo, estou escrevendo com mais vagar, sem pensar em prazos. E também só posso escrever quando há tempo, quando não estou nem pensando no que vou escrever para os jornais, nem escrevendo.


- AE - "O Mundo É Bárbaro" parece trazer mais textos com teor político que o habitual. Por quê?


- VERÍSSIMO - Tem outro livro meu, chamado "A Versão dos Afogados", que é mais político do que este. A idéia deste foi da agente Lucia Riff, encampada pela Isa Pessoa, da Objetiva, que fez a seleção dos textos e deu o título. A intenção foi fazer um livro diferente dos de crônicas que beiravam ou assumiam a ficção e eram mais sobre relacionamentos, com humor, ou pelo menos com esta pretensão. Este não é exatamente um livro sério, mas é sobre coisas mais sérias. Ou com essa pretensão.


- AE - É nobre a posição de crítico isento. Qual a diferença entre os dois governos de Fernando Henrique Cardoso e os dois de Lula que mais te interessa criticar?


- VERÍSSIMO - Eu criticava a política econômica e as "alianças espúrias" do FHC. Mal sabia eu que o Lula continuaria a política econômica e faria alianças tão estranhas quanto as dele. A diferença entre os dois é a diferença que o Lula está fazendo no que é a grande questão brasileira, a distribuição de renda, a diminuição da miséria, a criação de um mercado interno. Mas o mais difícil em criticar o Lula, mesmo que ele mereça, é que você se arrisca a entrar no coro reacionário dos que o atacariam de qualquer maneira. E eu não sou isento. Eu tenho lado e digo qual é.


- AE - As palavras fazem mover as coisas? São perigosas as palavras?


- VERÍSSIMO - As palavras podem empolgar, e aí depende muito do objetivo da empolgação. Pode ser um linchamento ou uma vitória do Internacional.


- AE - O mal é um aliado da literatura?


- VERÍSSIMO - No sentido em que o mal dá melhores textos do que o bem, acho que é.


SERVIÇO: "O Mundo É Bárbaro". De Luis Fernando Verissimo. Ed. Objetiva. 160 pág. R$ 29,90. Livraria da Vila. Al. Lorena, 1 731, telefone 3062-1063. Terça-feira, 19h


Do Site: http://jc.uol.com.br/